Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Nas Nuvens de Um Terceiro Andar

Qua | 18.01.23

O que se lê aqui por cima #81

Nuvem

Hoje é dia de livro (1).png

Resumo: "Ontem Lydia era dona de uma livraria. Estava casada com o homem que amava. Vivia rodeada de família e amigos.
Hoje Lydia perdeu tudo. Tudo, menos o filho, Luca, de oito anos. Por ele, vai amarrar uma faca de mato à perna. Vai saltar para um comboio de alta velocidade em andamento. Vai até ao fim do mundo.

Únicos sobreviventes do massacre da sua família às mãos de narcotraficantes, Lydia e Luca sabem que têm de fugir do México imediatamente. Cada minuto conta. Cada troca de olhares está impregnada de perigo. Em cada momento de fraqueza pulsam a vida e a morte."

 

É um livro difícil de ler. E não é difícil pela linguagem ou pela escrita tramada...é difícil por retratar de uma forma tão crua uma realidade que sabemos existir mas que nos parece tão distante, tão surreal.

Viver em países tão inseguros como o México (que adorei quando fui de lua-de-mel mas percebi que só mesmo para umas férias e com tudo muito organizado...) leva-nos a sentir que o medo está sempre connosco. Nunca se sabe quando é que vai haver um tiroteio ao pé de nós, aos nossos, aos que amamos. Nunca se sabe quando o alvo seremos nós. Parece que aquelas pessoas têm de se habituar a viver com medo...e aí não vivem, sobrevivem. 

Claro que o livro acaba por ter um bom desfecho e romantiza o amor de uma mãe por um filho (ou melhor, mostra que é o amor maior do mundo e que por eles fazemos tudo!), mas também vai mostrando que o final feliz não é para todos...que muitos dos que tentam fugir são apanhados e explorados ou morrem no caminho...

É um livro duro mas muito bom. Aconselho vivamente..nem que sejam para nos ir lembrando como é bom viver neste país à beira-mar plantado!...